O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – vai mostrar a importância das atividades espaciais para a produção de alimentos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As ações começou nessa segunda (17 de outubro) a sexta-feira (21) e também no domingo (23).
“Nossos serviços meteorológicos são largamente utilizados por produtores rurais. Com esses dados, eles podem planejar suas plantações. Esse é um serviço muito importante para a agricultura. Queremos mostrar que o conhecimento que nós produzimos é benéfico para toda a sociedade”, afirmou a responsável pela SNCT, Márcia Alvarenga.
O programa inclui um debate sobre a distribuição gratuita de imagens produzidas pelos satélites operados pelo INPE na segunda-feira (17), às 15h. “Nós disponibilizamos essas imagens gratuitamente. Elas podem ser utilizadas em várias frentes, como auxiliar na produção de alimentos por meio de fotografias que mostram a topografia de uma área de plantio. Também podem ser usadas na prevenção de desastres naturais e preservação ambiental. São muitas aplicações importantes para a sociedade como um todo”, explicou.
Fonte: INPE